sábado, 13 de março de 2010

Por que estudar filosofia?


As vezes afirma-se que não faz sentido estudar filosofia, já que tudo que os filósofos fazem é ficar sentados em círculo sofismando sobre o significado das palavras. jamais chegam a conclusão alguma e sua contribuição para a sociedade é nula. ainda discutem os mesmos problemas que interessavam aos gregos antigos. a filosofia parece não mudar coisa alguma; deixa tudo do jeito que está.
Qual é o valor do estudo filosófico, afinal? começar a questionar os pressupostos fundamentais de nossa vida pode até ser perigoso: podemos nos sentir paralisados pelo excesso de questionamentos. De fato, caricaturalmente, o filosofo é descrito como alguém brilhante para lidar com abstrações no conforto de uma poltrona na sala dos professores em Oxford ou Cambridge, mas um caso perdido para lidar com pequenos aspectos práticos da vida.
Um bom motivo para estudar filosofia é que ela lida com questões fundamentais sobre o sentido de nossa existência. A maioria de nós em algum momento da vida se fez perguntas filosóficas básicas. Por que estamos aqui? Há alguma prova de que Deus existe? Nossa vida tem algum propósito? O que faz com que algo seja certo ou errado? Poderíamos algum dia ter uma justificativa para violar a lei? Nossa vida poderia ser apenas um sonho? A mente é diferente do corpo ou somos simplesmente seres físicos? Como a ciência progride? O que é arte? E assim por diante.
A maioria das pessoas que estudam filosofia coadunam, com o posicionamento que valeu a vida do filosofo Sócrates na Grécia antiga, asseverando que, é importante que cada um de nós examine essas questões, até afirmando que não vale a pena levar uma vida sem reflexão.

Nenhum comentário: