sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A volta de Robinho.

O novo Pelé. Esse estigma que acompanhou o rei das pedaladas nos seus primeiros anos de carreira, não se justificaram com o lapso temporal, com uma passagem discreta pelo galáctico Real Madri, e uma apagada temporada no emergente Manchester City, Robinho anuncia seu regresso ao Brasil e ao clube que lhe projetou, abrindo mão de salários milionários e campeonatos que venhamos e convenhamos, possuem mais visibilidade a que Campeonato Paulista e Copa do Brasil, tudo isso em troca de que?, segundo o próprio Robinho, para um projeto de Copa do Mundo, será mesmo?

Com um breve exercício racional, encontro razões dispares da que foi apresentada oficialmente para um retorno, arriscando a dizer que Robinho acaba de assinar seu atestado de fracassado. Sim, a palavra é fracasso! Afinal o novo Pelé e contratação mais cara da Premier Legue, não ganhou nenhum titulo de expressão,não conseguiu, sequer ser, titular de um time mediano na Inglaterra, Robinho pode ter alcançado sucesso financeiro, mas acarreta decepções futebolísticas.

O futebol brasileiro tem vivido uma verdadeira epidemia de repatriações, entretanto, nenhuma com as peculiaridades do caso Robinho. Veja bem, Ronaldo e Roberto Carlos, retornaram para encerrarem as carreiras no Brasil depois de longos e bem sucedidos anos no velho continente, ganhando quase todos os títulos coletivos e individuais que um jogador de futebol profissional poderia almejar. Adriano retorna muito mais por questões pessoais, como alcoolismo e depressão, que refletiam no seu desempenho dentro de campo do que por questões técnicas. Vagner Love, passou 4 anos no futebol russo, sendo campeão e ídolo da torcida, Fred voltou recusando propostas milionárias, enfim, Robinho, não ganhou nada, não era ídolo de torcida alguma, não era sequer titular de um ataque que tinha Tevez e Adebayor e como agravante não tinha proposta nem perspectiva alguma para a temporada.

Isso me remete a outra eterna promessa, o Português Ricardo Quaresma, no qual já teve passagens pelo Bracelona, Chelsea, Inter de Milão, porém, só mostra serviço no Porto.

E assim, volta o cão arrependido, com o rabo entre as pernas! Para confirmar, que as pedalas que sopram aqui, não sopram lá --'


Um comentário:

Unknown disse...

Robinho apareceu como uma das maiores promessas do futebol brasileiro fazendo um otimo campeonato brasileiro formando uma grande dupla com Diego, hoje na Juventus da Itália, e levando o Santos ao titulo do brasileirão. Com isso acabou despertando interesse do milhonário Real Madrid, mas o Santos não demonstrou interesse em negocia-lo então Robinho entrou em ação e começou a tumultuar pedindo sua liberação, que mais tarde foi conseguida. No inicio Robinho até que fez boas partidas pelo clube merengue, mas com o tempo seu rendimento foi caindo e consequentemente foi parar no banco de reservas, não contente com sua situação no Real ele mais uma vez forçou a barra pr sair do Real Madrid, e o Cheasea da Inglaterra demonstrou interesse em contrata-lo, mas quando já estava quase tudo acertado o Cheasea deixou vazar uma camisa com o nome de Robinho oque fez o Real a negar a tranferencia do craque brasileiro ao clube Ingles, só sobrando o emergente Manchester City recém-comprado por um milhonário do mundo Arabe e com um projeto de transformar o City em um grande da Inglaterra, oque o Robinho queria, mas sem clima algum para continuar no Real Robinho não teve outra escolha. A exemplo do clube espanhol Robinho começou bem fazendo bons jogos e sendo titular boa parte da temporada. Mas nessa temporada com a chegada de grandes atacantes como Emanuel Adebayor e Carlitos Tevez e com o fraco futebol apresentado pelo brasileiro ele acabou perdendo espaço novamente. Isso foi oque o levou a retornar ao Brasil, e diferentemente dos outros craques que estão aqui no Brasil como Ronaldo, Roberto Carlos, que voltaram para encerrarem suas carreiras, do Adriano que voltou por problemas pessoais, do Vagner Love que voltou após cinco anos muito bem na Russia, sendo até idolatrado pelos torcedores, Robinho volta por ter "fracassado" na Europa, e tambem por medo de perder uma vaga na copa do mundo. Aqui no Brasil não tenho duvidas de que ele vai arrebentar, não só pela enorme qualidade dele e tambem pela fraquessa dos marcadores que são muito piores do que os marcadores que ele enfrentava na Europa, mas na copa ele vai enfrentar justamente esses marcadores que ele não conseguia passar no futebol europeu. Vamos ver como Robinho vai se comportar no futebol brasileiro e na copa do mundo, potencial ele tem pra se dar bem em ambas as competições, resta saber se ele vai conseguir demonstrar tamanho potencial