
O novo Pelé. Esse estigma que acompanhou o rei das pedaladas nos seus primeiros anos de carreira, não se justificaram com o lapso temporal, com uma passagem discreta pelo galáctico Real Madri, e uma apagada temporada no emergente Manchester City, Robinho anuncia seu regresso ao Brasil e ao clube que lhe projetou, abrindo mão de salários milionários e campeonatos que venhamos e convenhamos, possuem mais visibilidade a que Campeonato Paulista e Copa do Brasil, tudo isso em troca de que?, segundo o próprio Robinho, para um projeto de Copa do Mundo, será mesmo?
Com um breve exercício racional, encontro razões dispares da que foi apresentada oficialmente para um retorno, arriscando a dizer que Robinho acaba de assinar seu atestado de fracassado. Sim, a palavra é fracasso! Afinal o novo Pelé e contratação mais cara da Premier Legue, não ganhou nenhum titulo de expressão,não conseguiu, sequer ser, titular de um time mediano na Inglaterra, Robinho pode ter alcançado sucesso financeiro, mas acarreta decepções futebolísticas.
O futebol brasileiro tem vivido uma verdadeira epidemia de repatriações, entretanto, nenhuma com as peculiaridades do caso Robinho. Veja bem, Ronaldo e Roberto Carlos, retornaram para encerrarem as carreiras no Brasil depois de longos e bem sucedidos anos no velho continente, ganhando quase todos os títulos coletivos e individuais que um jogador de futebol profissional poderia almejar. Adriano retorna muito mais por questões pessoais, como alcoolismo e depressão, que refletiam no seu desempenho dentro de campo do que por questões técnicas. Vagner Love, passou 4 anos no futebol russo, sendo campeão e ídolo da torcida, Fred voltou recusando propostas milionárias, enfim, Robinho, não ganhou nada, não era ídolo de torcida alguma, não era sequer titular de um ataque que tinha Tevez e Adebayor e como agravante não tinha proposta nem perspectiva alguma para a temporada.
Isso me remete a outra eterna promessa, o Português Ricardo Quaresma, no qual já teve passagens pelo Bracelona, Chelsea, Inter de Milão, porém, só mostra serviço no Porto.
E assim, volta o cão arrependido, com o rabo entre as pernas! Para confirmar, que as pedalas que sopram aqui, não sopram lá --'